[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″][et_pb_row _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”4.9.7″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” hover_enabled=”0″ text_orientation=”justified” sticky_enabled=”0″]
Os Regimes Aduaneiros Especiais, em suas mais variadas espécies, apresentam como característica comum a exceção à regra geral de aplicação de impostos exigidos na importação de bens estrangeiros ou na exportação de bens nacionais, além da possibilidade de tratamento diferenciado nos controles aduaneiros.
Resumindo, os regimes especiais são as exceções a regra de pagamento de tributos importados, uma vez que ele suspende os mesmos, traz assim assim mais competitividade à Indústria Nacional. Dessa forma, possibilita uma maior economia.
Existem, ao total, 17 tipos de Regimes Aduaneiros Especiais, sendo eles:
- Admissão Temporária;
- Depósito Afiançado (DAF);
- Depósito Alfandegado Certificado (DAC);
- Depósito Especial (DE);
- Drawback;
- Entreposto Aduaneiro;
- Exportação Temporária;
- Loja Franca;
- Despacho Aduaneiro Expresso;
- Declaração de Trânsito Aduaneiro (DTA);
- PADIS;
- Recap;
- Recof;
- Recof Sped;
- Repetro;
- Repex;
- Reporto.
Índice
Quais os Regimes Aduaneiros Especiais mais utilizados?
Os Regimes Aduaneiros Especiais mais populares são: Repetro, RECOF e Drawback. E agora iremos falar um pouquinho mais detalhadamente sobre cada um deles, confira!
-
REPETRO
O Repetro é um regime aduaneiro especial que permite a importação de equipamentos específicos para atividades de pesquisa e lavra das jazidas de petróleo e gás natural, sem a incidência dos tributos federais (II, IPI, PIS e Cofins) e do adicional de frete para renovação da marinha mercante (AFRMM).
-
RECOF e RECOF SPED
O Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial sob Controle Aduaneiro Informatizado (Recof) e o Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado do Sistema Público de Escrituração Digital (Recof-Sped) permitem à empresa beneficiária importar ou adquirir no mercado interno, com suspensão do pagamento de tributos federais (e, em alguns casos, estaduais*), mercadorias a serem submetidas a operações de industrialização de produtos destinados à exportação ou ao mercado interno.
Além disso, também permite que parte da mercadoria admitida no regime, no estado em que foi importada, ou depois de submetida a processo de industrialização, seja despachada para consumo.
-
DRAWBACK
O regime aduaneiro especial de drawback consiste na suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre insumos importados para utilização em produto exportado.
O mecanismo funciona como um incentivo às exportações, pois reduz os custos de produção de produtos exportáveis, tornando-os mais competitivos no mercado internacional.
Aconsult Contabilidade: Consultoria especializada em comércio exterior
Fundada em 2018, a Aconsult Contabilidade se solidificou no mercado entregando qualidade nos serviços prestados com eficiência.
Somos uma empresa especializada na contabilidade para comércio exterior, além disso, oferecemos diversos serviços na área de gestão fiscal, contábil, societária, de recursos humanos e muito mais.
Sendo essas, atividades indispensáveis para a sua empresa, e quando realizadas pela Aconsult Contabilidade, levarão seu negócio ao sucesso.
Para contratar nossos serviços de contabilidade e consultoria tributária entre em contato pelo telefone 4721250281, WhatsApp 47996248632 ou e-mail contato@aconsultcontabilidade.com.br. Estamos localizados na rua Gustavo Bernedt, nº 373 (Sala 02), Bairro Cordeiros em Itajaí-SC.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]