Como abrir uma empresa passo a passo

Como abrir uma empresa: passo a passo

Quer abrir uma empresa, mas não sabe por onde começar? Iniciar um empreendimento envolve muitas tarefas burocráticas e papelada, mas com esse passo a passo pretendemos simplificar e esclarecer esse processo. Confere:

 

  • Planeje seu negócio

Nós falamos e não cansamos de repetir: planejamento é essencial, desde o momento em que você abre a empresa. É através do planejamento estratégico que você vai traçar metas e definir os objetivos do seu negócio. Ele precisa contemplar aspectos como a missão e o diferencial da empresa, produtos oferecidos, público-alvo, análise de mercado e planos — de marketing, operacional e financeiro. 

 

  • Escolha um modelo de negócio 

Diz respeito a maneira como os clientes e parceiros vão contratar ou adquirir seus serviços e produtos. Aqui, notamos também a importância do planejamento estratégico, já que é a partir dele que você vai definir os objetivos e planos de crescimento e assim escolher o modelo de negócio que melhor atenda a esses objetivos.

 

  • Contrate uma assessoria contábil confiável

Essa etapa também é fundamental desde o começo. O contador vai se tornar um parceiro que vai garantir a eficiência e a operacionalidade do seu negócio. Por isso, invista em quem tem conhecimento e comprometimento para iniciar essa jornada com você.

 

  • Escolha o tipo de empresa

MEI, ME ou EPP. Esses são os portes de empresa mais comuns e significam Microempreendedor Individual, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, respectivamente. Cada um deles possui diferentes características em relação ao faturamento, número de sócios, colaboradores e benefícios ou incentivos fiscais.

 

  • Defina as CNAEs

Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Já ouviu falar? É através dela que você poderá exercer as atividades da sua empresa como planejou e também escolher o regime tributário adequado. 

 

  • Escolha qual será o regime tributário 

Existem três modelos possíveis. O Lucro Real, o Lucro Presumido e o Simples Nacional. Cada um deles serve como uma base de cálculo diferente para definir os encargos que a empresa deverá pagar. Algumas atividades ou empreendimentos são obrigadas a optarem por um determinado regime. 

Se você quer saber mais sobre as diferenças entre eles e qual é o ideal para o seu negócio, confira nosso artigo sobre o assunto aqui.

 

  • Registros

Calma, tá no fim! Depois que todas essas questões acima estiverem devidamente definidas e organizadas, é hora de colocar no papel. Primeiro você deve elaborar o Contrato Social, documento base de toda empresa. Nele devem estar discriminadas informações como: quem são os sócios, capital, endereço da sede, atividades etc. 

Com o contrato feito, é hora de registrar a empresa na Junta Comercial, órgão ligado à prefeitura do seu município, ou no cartório, dependendo da atividade. 

Algumas empresas ainda precisarão de um alvará de funcionamento, concedido pela prefeitura. 

Complicado? Bom, nem tanto se você tiver o apoio de parceiros que entendem do assunto e que vão te acompanhar em cada etapa da jornada. Por isso, se você quer abrir uma empresa e precisa de ajuda nesse processo, entre em contato com a Aconsult. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer as soluções que você precisa!

Deixe um comentário